Controlo remoto do tacógrafo – Reino Unido

Controlo remoto do tacógrafo – Reino Unido

A medida que aposta na utilização da tecnologia de conexão satélite já disponível nos tacógrafos da nova geração, vai contribuir para que seja implementada a responsabilidade solidária das empresas e chefias pelas infracções cometidas pelos motoristas.

As autoridades do Reino Unido estão a trabalhar para em 2025 implementar o controlo à distância dos tacógrafos dos pesados (especialmente de mercadorias) que circulam no Reino Unido, sem necessidade de recorrer à imobilização do veículo, as autoridades vão passar a aceder ao tacógrafo associado à matrícula de um qualquer camião e recolher as informações.

Desta forma, passam a poder emitir coimas com base nos elementos recolhidos remotamente, sem a presença de patrulhas das autoridades fiscalizadoras em acções de fiscalização regular e ocasional, de veículos de transporte de mercadorias.

Quer a União Europeia, em matéria de tacógrafos, quer as autoridades do Reino Unido estão a trabalhar na actualização legislativa para que os gestores e as empresas sejam responsabilizados solidariamente pelas infracções dos motoristas.

As autoridades do Reino Unido, querem recorrer à nova geração dos tacógrafos para agravar o valor das coimas e aplicar sanções assessórias e solidárias aos gestores, que, também eles à distância, conhecem a gestão dos tempos de trabalho e de descanso dos motoristas dos seus veículos.

Pela reincidência e prática sistemática de infracções, os gestores passam a correr o risco de perda de idoneidade (aferida pelo registo criminal), requisito essencial de acesso à actividade para emissão de licença comunitária da empresa como transportador rodoviário de mercadorias.

Requisitos de Acesso à Actividade de Transportador: Idoneidade, Capacidade Profissional, Capacidade Financeira, Estabelecimento Efectivo e Estável

Fonte: Revista CAMIÃO e Legislação