
Sinal Luminoso V-16 em Espanha
OBRIGATORIEDADE DE UTILIZAÇÃO
Sinal Luminoso V-16 em Espanha
Relembramos de que desde Julho de 2021 que a imobilização de veículos pode ser sinalizada em Espanha com o sinal luminoso V-16.
A partir de 1 de Janeiro de 2026, será obrigatório para todos os veículos e deverá ser ativado para evitar que o condutor tenha de sair do veículo. Sendo Espanha o primeiro país a implementar esta exigência, o Departamento de Viação esclarece como utilizar o sinal V-16 no tráfego internacional, tanto para os veículos registados em Espanha que circulam no estrangeiro como para os veículos registados no estrangeiro que circulam em Espanha em tráfego internacional.
A partir de 1 de Janeiro de 2026, o sinal luminoso V-16 ativado será obrigatório para os veículos que necessitem de indicar imobilização devido a uma avaria ou acidente. O objetivo deste sinal é facilitar a localização do veículo e evitar que o condutor tenha de sair da estrada para sinalizar a imobilização, com o risco associado à segurança rodoviária.
Consequentemente, a partir de 1 de Janeiro de 2026, este dispositivo iluminado e ligado será o único meio legal de sinalização de veículos imobilizados, pelo que todos os veículos (camiões, automóveis, autocarros, etc.) serão obrigados a tê-lo como equipamento interno.
No entanto, Espanha emitiu uma instrução para clarificar a sua utilização no tráfego internacional para veículos matriculados em Espanha e para veículos matriculados no estrangeiro em circulação internacional em Espanha.
A Convenção de Viena estabelece que os países podem exigir, para permitir o tráfego internacional no seu território, que o veículo esteja equipado com um dispositivo de alerta composto por “uma placa em forma de triângulo equilátero” ou “qualquer outro dispositivo de igual eficácia descrito ma legislação do país em que o veículo está registado”.
Assim sendo, os veículos matriculados no estrangeiro que circulam em tráfego internacional em Espanha, circulam legalmente se estiverem equipados e, se necessário utilizarem devido a imobilização, os triângulos de sinalização de perigo ou qualquer outro dispositivo de funcionalidade semelhante implementado pela regulamentação do país de origem.
Fonte: Fenadismer