TACÓGRAFO V2 – Pacote Mobilidade
As alterações do Pacote da Mobilidade, tem como objetivo evitar a concorrência desleal entre as empresas de transportes, com particular incidência nas empresas que se dedicam à cabotagem.
O novo tacógrafo inteligente:
Todos os veículos abrangidos no âmbito de aplicação do Regulamento (UE) 561/2006, matriculados a partir de junho de 2019, estão equipados com tacógrafos digitais inteligentes versão 1.
A partir do passado dia 21 de agosto de 2023, todos os veículos registados, passaram a ser equipados com tacógrafos digitais inteligentes versão 2. Este tacógrafo está em conformidade com as alterações ao Regulamento (UE) 2016/799, descritas no Regulamento (UE) 2021/1228.
Datas importantes a ter em conta:
- Até ao final de 2024:todos os veículos que efectuam transportes internacionais e estão equipados com um tacógrafo digital ou analógico, deverão substituí-lo por um tacógrafo inteligente de segunda geração.
- Agosto de 2025(transporte internacional): Adaptação obrigatória do tacógrafo inteligente de primeira geração, à segunda geração.
- Julho de 2026(transporte internacional): todos os veículos matriculados após esta data, com massa máxima autorizada superior a 2,5 toneladas, deverão obrigatoriamente ser equipados com o novo tacógrafo inteligente de segunda geração.
Principais características da versão 2 do tacógrafo inteligente:
- Facilitar as operações de transporte internacional;
- Não ser necessário parar o veículo na fronteira, para efetuar o registo no tacógrafo de atravessamento de fronteira;
- Evitar penalizações por falta de registos;
- Inserção de informação de carga e descarga do veículo ou operação simultânea de carga/descarga;
- Acesso a algumas informações do veículo por parte das autoridades, sem a necessidade de o parar (podendo as autoridades acederem a informações com o veículo em movimento).
Ainda a reter:
O cartão de condutor deve poder memorizar os seguintes dados relativos à carga:
- O tipo de carga trazida (mercadorias ou passageiros);
- A data e a hora de entrada.
O cartão de condutor memoriza os seguintes dados relativos à passagem das fronteiras:
- O país de partida do veículo;
- O país em que o veículo entra;
- A data e a hora em que o veículo atravessou a fronteira;
- A posição do veículo depois de atravessar a fronteira;
A memória do cartão de condutor, guarda os dados da atividade de condutor durante pelo menos 56 dias.
Caso tenha alguma questão sobre o novo tacógrafo inteligente, temos equipa de formadores ao seu dispor, para o ajudar a si e aos seus motoristas!
Enquanto gestor de frota, deverá ministrar formação os seus motoristas em todos os aspetos da frota, nomeadamente questões relacionadas com o tacógrafo, afim de evitar erros e sanções inesperadas.
Com uma formação adequada, pode facilmente evitar estas situações.
Contacte-nos para mais informações!
261 461 285